19 de julho de 2012

Jogos Vorazes - Resenha


Oi anjos, hoje vou fazer a resenha do meu livro favorito, Jogos Vorazes.

 
Título: Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco (Brasil)
Serie: Jogos Vorazes
Paginas: 397
Publicação: 2008



Nesses últimos tempos tem ganhado bastante destaque nas livrarias e cinema. Recentemente como todos sabem Jogos Vorazes ganhou uma versão para cinema dirigida pelo Gary Ross (Alma de Herói, O Corajoso Ratinho Despereaux) e estrelado por Jannifer Lawrence (Inverno da Alma, X-man: Primeira Classe) como Katniss Everdeen e Josh Hutcherson (Zathura: uma aventura espacial, Viagem ao centro da terra) como Peeta Mellark.
Jogos Vorazes é o primeiro livro de uma trilogia composta por mais outros dois livros chamados Em Chamas e A Esperança criada por Suzanne Collins - que fez um ótimo trabalho por sinal - e hoje vem se tornando uma das febres do mundo adolescente assim como Harry Potter e Crepúsculo.

Tudo acontece em um país chamado Panem que há muito tempo era conhecido como America do Norte. Panem é dividida em 12 distritos e uma Capital e cada um desses distritos é responsável em produzir algum tipo de matéria para os outros. Antes, para serem exatos 74 jogos atrás, Panem era dividida em 13 distritos, mas ouve uma guerra entre o Distrito 13 e a Capital. Nisso a Capital ganhou e levou o 13 a extinção junto com todos nele, e como meio de relembrar constantemente aos outros 12 distritos restantes o tamanho de seu poder a Capital criou os Jogos Vorazes, onde todos os anos cada distrito deveriam oferecer dois tributos do sexo masculino e feminino de 12 a 18 para lutarem pelas suas próprias vidas até a morte. No total são 24 tributos dentro de uma arena lutando pela vida, só há um sobrevivente entre os mesmos que se tornara o instrutor para os futuros tributos de seu distrito.

Nossa heroína Katniss Everdeen tem 16 anos mora no distrito 12 com sua irmã mais nova de 12 anos Prim e com sua mãe. Ela sustenta sua família devido à morte de seu pai nas minas de carvão e é por meio da caça e venda ilegal de animais que vivem na floresta que o faz com a ajuda de seu amigo de infância, Gale - que também usa a caça como um meio de sustentar sua família.

 Era o dia da colheita em seu distrito e também o primeiro que sua irmã Prim poderia ser sorteada. As chances eram mínimas, pois seu nome só estava em um único e misero papel no meio de milhares, mas o inesperado aconteceu, Prim foi sorteada para participar dos jogos e como era muito nova e delicada sua morte era certa. Então Katniss em uma tentativa desesperada de proteger sua irmã, a qual era a única pessoa na qual tinha certeza que amava e vivia para proteger ela se voluntaria para ir ao lugar de Prim.

60, 59, 58, 57, 56, 55... Matar ou Morrer, Não há escolha!



Hangman: eu li Jogos Vorazes e gostei muito da experiencia de ler uma distopia, Collins fez um excelente trabalho que recomendo para todas as idades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário