9 de agosto de 2013

O Pequeno Príncipe - Resenha

Boa tarde a todos, sou eu, Mr. Payne de novo, e eu li ontem o livro "Le Pettit Pince" (O Pequeno Príncipe), e hoje farei uma resenha sobre ele, pois senti a necessidade de apresentar-lo àquele que nunca leram, ou ouviram falar. (Mesmo que eu ache impossível, mas nunca se sabe).



Título: O Pequeno Príncipe. (Le Pettit Prince, em francês. The Little Prince, em inglês.)

Autor: Antoine De Saint-Exupéry.

Editora: Agir.

Páginas: 96 páginas.

Tempo de Leitura: É possível terminar em 2 horas.

Publicação: 1ª publicação em 1944, mas são sempre lançadas edições atualizadas.



Sinopse:  Livro de criança? Com certeza.
  Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
  Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
  Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
  O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.


   O Pequeno Príncipe conta a história de um príncipe que vive no Asteroide B 612. Em um dia ele desce na Terra e encontra um garoto que começa a narrar toda a história do principezinho até o momento de sua partida, exato um ano após sua chegada. Este livro mostra como é importante manter a inocência de uma criança, a essência de todas as crianças que se vê por aí, e este livro também dá frases muito interessantes que lhe fará refletir sobre ela, meu caro leitor. Um exemplo é esta aqui:

  "Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos"

  O Pequeno Príncipe, clássico francês, é perfeito para crianças desocupadas, adolescentes presunçosos e adultos ocupados. Leitura rápida, fácil e pratica. Na minha opinião, Antoine De Saint-Exupéry fez um ótimo trabalho ao escrever este magnifico livro, mas é uma pena que um ano depois de ter publicado o livro tenha morrido. Este livro deixo como uma amostra de livro infantil que é perfeito não importa a idade.

  "Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz! Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração..."

  "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que tu cativas."

3 comentários:

  1. Nunca li "O pequeno príncipe", por falta de tempo e interesse mesmo. Meu colega disse que é bom, leio alguns trechos e parece ser bem interessante.
    Quem saiba eu compra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom saber que minha resenha pode fazer você mudar de ideia sobre seu interesse à respeito deste livro.
      Bem, Emanuelle, acho que seria uma ótima escolha de seu próximo livro a ser comprado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir